O que é Carb Nite ou Carb Back Loading?

Também chamada de recarga de carboidratos, essa é a estratégia  de John Kiefer para conciliar carboidratos de alto IG em uma dieta Low Carb. No meu ponto de vista pode ser uma excelente alternativa para contornar a fissura por doces enquanto você se adapta a um estilo de vida totalmente low carb paleo.

A Carb Nite ou noite dos carboidratos pode ser um grande aliado para quem está começando um estilo de vida low carb paleo. O programa tem basicamente 4 fases:

  1. Indução cetogênica: São  10 dias de dieta ultra low carb, mantendo a ingestão de carbo abaixo de 30g por dia. Nesse período o corpo vai se adaptar para obter energia através da gordura.
  2. Noite do carboidrato (Carb Nite): Na noite do 10° dia a partir das 17h você pode começar a se deliciar com doces, chocolates, batatas fritas, etc, até a hora de dormir. Os alimentos ricos em amido (starchy foods) estão liberados! Mais do que isso são recomendados.
  3. De volta ao programa: No dia seguinte você retoma a dieta ultra low carb, mas desta vez por apenas 7 dias. Uma vez por semana você pode ter uma noite do carboidrato.
  4. Manutenção: Quando seu percentual de gordura estiver abaixo de 10% (será mesmo possível?!) você poderá precisar de 2 Carb Nites por semana para manter sue metabolismo e sua massa muscular.

Parece tentador e realmente pode funcionar para algumas pessoas, mas é preciso ter atenção aos detalhes:

  • Você realmente precisa comer menos de 30g de carbo por dia ou corre o risco de engordar, principalmente pela manhã, se você consumir mais de 30g de carbo pela manhã, você compromete capacidade de queimar gordura durante todo o dia
  • Você terá melhor resultado se a Carb Nite coincidir com o dia que você treina, melhor ainda se treinar no final da tarde e iniciar a recarga ao fim do treino, por volta das 17h
  • Recomenda-se ainda não consumir o glúten, por ser alergênico, mas o açúcar está liberado
  • A carb nite é uma noite ao final do ciclo ultra low carb, não um dia todo.
  • O melhor horário para treinar é das 15:00 às 18:00h

Existem ainda algumas variações dessa dieta, como o Carb Back Loading que visa o ganho de massa muscular, com detalhes específicos para praticantes de musculação, que inclui o uso de suplementos como o whey protein no pós treino. As variações são feitas de acordo com o dia e horário do treino, como por exemplo:

  • Se o treino é feito à das 15-18h  você pode tomar um shake de whey com  malto no pós treino e seguir comendo carbos  de alto IG até a hora de dormir
  • Se o treino é feito antes 15h  você pode tomar um shake de whey com  malto no pós treino, mas a noite deve ser carbos menos açucarados como arroz e batatas
  • No dia em que não houver treino, o carboidrato deve ser incluído somente no final da noite, como uma sobremesa antes de dormir

O livro tem muitas informações, mas se baseia basicamente na ideia de que o uma vez que  o corpo esteja ceto-adaptado a noite de carboidratos não terá efeito de engorda.

Anúncios

2 pensamentos sobre “O que é Carb Nite ou Carb Back Loading?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s